Recuperação Melhorada de Óleo (EOR) é otimizado com bombas da CheckPoint

O processo de recuperação melhorada de petróleo (EOR – Enhanced Oil Recovery Process) aprimorado com tecnologia BrightWater e desenvolvido conjuntamente pela Nalco, British Petroleum (BP) e Chevron, é utilizado no fluxo de água durante o processo de recuperação secundária para melhorar a produção de petróleo. Esta tecnologia de melhoria tem sido utilizada com sucesso em várias partes do mundo.

Um dos projetos mais recentes da BrightWater ocorreu no campo de Tangri da BP, no Paquistão. O cliente precisava utilizar surfactante, a fim de lavar e limpar a formação de rochas. O surfactante tinha que sem injetado em paralelo com um polímero de alta viscosidade à metade da vazão para uma mesma duração. A solução da CheckPoint Pumps & Systems veio na forma de bombas duplas modelo 8428, bombeando 15.850 galões (60 mil litros) em cada poço ao longo de um período em pressões variáveis de até 1.000 psig (70 barg).

Em dado momento, um grande reservatório de decantação precisou ser construído entre os compressores e as bombas da CheckPoint. Os compressores estavam fornecendo o ar para as bombas que injetavam a água através dos tubos e dentro do acesso de ar da bomba. Posteriormente, foram adicionadas algumas gotas por minuto de glicol ao filtro regulador para pulverizar uma névoa fina dentro da tomada de ar, visto que a queda de temperatura à noite poderia levar ao congelamento da linha.

Outras duas unidades foram solicitadas pela Nalco. A solução da CheckPoint contribui para o sucesso do projeto BrightWater, reconhecido por aumentar a produção de petróleo em até 10%.

Assistência na Recuperação Melhorada de Petróleo

  • Condições adversas – foi necessário um monitoramento dedicado de apoio da CheckPoint
  • Problemas imprevistos foram resolvidos com sucesso
  • Bombas duplas para aplicações duplas